O estudante que se formou no exterior e pretende exercer a medicina aqui no Brasil precisa fazer o Revalida para receber a habilitação profissional.
Além disso, todos sabem que a prova do Revalida não é um exame simples de ser feito. A prova consiste em várias etapas, com critérios rigorosos de aprovação. Portanto, a dedicação diária na preparação para a prova é extremamente necessária para ser aprovado no Revalida.
Com isso em mente, preparamos 5 dicas fundamentais para todos os candidatos que desejam ser aprovados no exame:
1. Estudar com antecedência para o revalida
Se você já sabe que o seu futuro profissional está no Brasil, contudo, está estudando em uma universidade sediada fora do território brasileiro, então comece a se preparar o quanto antes. Iniciar os estudos antes da publicação do edital dará ao candidato o tempo necessário para estudar e revisar todo o conteúdo exigido na prova.
Se você pretende fazer o Revalida INEP 2024.1 ou a revalidação UFMT 2024, não perca tempo e comece a estudar agora, pois assim você já ganha uma vantagem sobre a prova.
2. Conhecer o edital do revalida
Você sabia que conhecer o edital é um ponto-chave para ser aprovado em qualquer exame? Antes de começar seus estudos, leia o edital, pois nele há informações cruciais, como o cronograma do exame e o conteúdo que será cobrado na prova. Portanto, é fundamental que você leia a íntegra.
Além disso, se o edital ainda não foi publicado, leia o anterior, pois muitas vezes há poucas mudanças de um edital para o outro.
3. Faça um cronograma de estudos
Ao ler o edital e conhecer todos os temas que o exame abordará, estabeleça um cronograma de estudo diário. Determine quais questões abordar, quais temas revisar até a data da prova. Essa abordagem permitirá que você saiba o que precisa estudar dentro do período disponível.
Além disso, ajudará você a estudar de maneira organizada e metódica, o que possibilitará uma absorção mais eficaz de todo o conteúdo estudado.
4. Estude com mais intensidade os temas recorrentes
É fundamental que você estude com mais dedicação os temas mais recorrentes em provas passadas do Revalida. Isso não significa que você não deva estudar os temas menos frequentes, mas é importante direcionar mais atenção para o que tem maior probabilidade de ser abordado.
Por exemplo, há temas que não foram cobrados nas últimas quatro provas do Revalida. Você sabia disso? Portanto, não vale a pena investir tantas horas estudando esses temas. É importante ter conhecimento sobre eles, mas não é necessário concentrar seu foco neles. Além disso, a ReCurso Oficial preparou um artigo sobre os temas mais cobrados no revalida.
5. Conheça os temas mais recorrentes
No ponto 4, mencionamos a importância de estudar e concentrar esforços nos temas mais frequentes nas provas do Revalida. No entanto, você sabe quais são esses temas? Para obter essa resposta, a equipe da ReCurso Oficial analisou as últimas provas do Revalida INEP e da Revalidação UFMT, chegando a conclusões interessantes sobre quais são os temas mais relevantes. Para acessar o material completo, clique aqui.