O conteúdo programático do Revalida INEP é muito extenso. O exame contempla quase 500 (quinhentos) temas divididos entre as 05 grandes áreas da medicina: Cirurgia; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Pediatria, e Medicina preventiva e saúde coletiva. Por isso, saber o que é mais importante é fundamental na hora de pautar e programar seus estudos de modo a se aproximar da aprovação, o que passa necessariamente por conhecer os temas mais cobrados no Revalida INEP.
Nesse contexto, observa-se que cada grande área possui, em média, 100 temas a serem estudados. É dizer, para o candidato esgotar todos os temas do edital, é necessário dedicar muitas horas de estudo com afinco e dedicação. Não obstante, existe uma técnica para um estudo mais inteligente.
Essa sistemática é conhecida como estudo por recorrência, que consiste em dedicar mais tempo e abrangência aos temas mais frequentemente cobrados em prova. Isso sinaliza que você deve investir mais horas naqueles temas que provavelmente cairão na prova, em comparação aos temas que raramente são abordados. Por outro lado, não significa que os demais temas não serão cobrados em prova, apenas que tendem a representar a menor parte das questões e que, assim, não serão definitivo para sua aprovação.
A partir dessa análise de recorrência dos temas, percebe-se que, em algumas grandes áreas, cerca de 5 a 7 temas representam 50% das questões da área, o que é uma representatividade muito significativa para ser ignorada. Esses temas, por consequência, merecem maior dedicação de estudo, considerando o fato de que representam maior fatia da prova. Estudar de forma inteligente passa, necessariamente, pela priorização dos temas mais recorrentes.
Assim, vale frisar que estudar conforme a recorrência é benéfico principalmente para pessoas com tempo restrito para estudar, uma vez que prioriza o que é mais provável para a prova. Por outro lado, quem tem mais tempo estudará todos os temas, mas com um foco maior nos mais recorrentes, enquanto aqueles com menos tempo darão menos atenção aos assuntos que raramente são cobrados, priorizando os mais relevantes.
Logo, estudar é fundamental, mas estudar de forma estratégica tem o poder aumentar os resultados. Por isso, ao estudar e observar um tema mais recorrente, não se limite a apenas ler. Vá além. Responda questões, crie esquemas de memorização e aplique outras técnicas para consolidar o conhecimento, tendo em vista a importância relativa desse tema para sua aprovação. Já quando observar temas menos recorrentes ou não recorrentes, talvez não seja necessário dedicar tanta atenção a eles, especialmente se seu tempo for curto.
Quais são os temas mais cobrados no Revalida INEP?
Abaixo, os temas mais importantes do Revalida INEP, por grande área da Medicina, confira:
Clínica Médica
Essa área abrange 127 temas no total. O tópico mais frequente, no recorte recente do Revalida INEP, foi: “Doenças bacterianas: cólera, coqueluche, difteria, salmoneloses, tuberculose, hanseníase, estreptococcias e estafilococcias, peste, tétano, meningites e doença meningocócica. Doenças causadas por espiroquetídeos: leptospirose e sífilis.” Esse tema apareceu 9 vezes nas últimas 4 provas, o que significa 13% de toda a prova na área de clínica médica. Em seguida, observou-se: “Conduta diagnóstica e terapêutica nas endocrinopatias mais frequentes: doenças hipofisárias, da tireoide e paratireoides, do pâncreas, endócrino e adrenais. Diabetes mellitus” com 6 ocorrências nas últimas provas.
Cirurgia Geral
De outra banda, em relação à Cirurgia Geral, o tema mais recorrente no exame foi “Abdome agudo: inflamatório, obstrutivo, perfurativo, hemorrágico e isquêmico”. O referido tópico esteve 9 vezes nas últimas 4 provas, representando 15% de toda a prova na área de cirurgia. Menos relevantes, observa-se 3 temas distintos, com igual recorrência entre eles, confira-se:
- Doenças do intestino delgado e grosso – doenças intestinais inflamatórias, síndrome desabsortiva, diarreia aguda e crônica, neoplasias;
- Doenças da vesícula e das vias biliares – colecistite, litíase biliar, neoplasia;
- Queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.
Ginecologia e Obstetrícia
Já em relação à estação de Ginecologia e Obstetrícia, que abrange 76 temas, o tema mais recorrente identificado foi: “Infecções maternas na gestação”. Tal tema foi cobrado 12 vezes, nas últimas 4 provas, representando 17% de toda a prova na área de Ginecologia e Obstetrícia, com destaque para a Sífilis, um tema bastante recorrente. Ainda, observou-se por 8 vezes nas últimas provas Revalida INEP: “Câncer de colo uterino: colposcopia, citopatologia, histopatologia; papiloma vírus humano; epidemiologia do câncer de colo uterino; imagem e câncer de colo uterino; rastreamento, vacinas, diagnóstico e tratamento, prognóstico”, o que representa 12% de todas as questões da estação em comento.
Medicina Preventiva e Saúde Coletiva
Com relação à Medicina Preventiva e Saúde Coletiva, que engloba 97 temas, os números indicam que o tópico principal dessa grande área foi: “Proteção e prevenção da saúde,” com foco em diferentes tipos de rastreamentos, o qual apareceu 11 vezes nas últimas 4 provas e corresponde a 18% de toda a prova na área de prevenção à saúde. De forma bem menos comum, o tema “Planejamento de atividades de promoção da saúde por ESF” foi o segundo principal naquela grande área, com ocorrência verificada em 4 oportunidades.
Pediatria
Por derradeiro, verificou-se a existência de 3 temas principais, de forma empatada, em Pediatria, vejamos:
- Crescimento e desenvolvimento;
- Doenças prevalentes do aparelho respiratório: asma; infecções respiratórias; afecções congênitas;
- Viroses.
Tais assuntos compuseram a prova pelo menos 5 vezes cada, nas últimas 4 provas, e representaram 8% de toda a prova na área de Pediatria.
Quer conhecer todos os temas mais cobrados no Revalida INEP?
Ante todo o exposto, para ajudar no planejamento dos seus estudos, a Equipe de Inteligência da ReCurso Oficial preparou estudo completo , a partir de minuciosa análise das últimas 4 provas do Revalida INEP, com a informação de quantas vezes cada tema apareceu em cada prova. Contempla também o percentual de relevância de cada assunto e o grau de recorrência apurado a partir de análise estatística. Nesse material, há, ainda, a previsão de novos temas que podem vir a se tornar os preferidos da nova banca examinadora, a partir da sua experiência acadêmica. Conheça todos os temas mais cobrados no Revalida INEP: clique aqui.