É sabido que todas as provas, concursos e exames em geral, inclusive o Revalida, apresentam em suas avaliações questões que induzem o candidato ao erro. São perguntas delicadas que exigem mais atenção do candidato ao respondê-las.
Aquela pergunta que é tão fácil que o examinando fica na dúvida se está correta, ou aquela que solicita que responda a alternativa incorreta, enfim, uma infinidade de possibilidades pode ser encontrada nessas provas.
Nós separamos algumas dicas para ajudá-lo a evitar essas situações:
Leia atentamente o enunciado da prova do Revalida
O candidato deve realizar uma análise cuidadosa para responder adequadamente a algumas questões que exigem um pensamento crítico mais aprofundado.. Portanto, é comum que o candidato precise ler a pergunta mais de uma vez para compreender plenamente a situação. A leitura repetitiva das questões nas provas frequentemente cansa o examinando, prejudicando sua interpretação. Nesse sentido, é crucial que, caso não compreenda completamente o que a questão aborda, o candidato a deixe temporariamente de lado e passe para a próxima, escolhendo aquelas que considera mais acessíveis. Posteriormente, pode retomar a leitura da questão anterior. Sem dúvida, essa prática ajudará a melhorar a compreensão do que é proposto pelo enunciado.
Verificar se a questão pede a alternativa “correta” ou “incorreta”
É bastante comum que os enunciados apresentem uma situação-problema e exijam que o candidato assinale a alternativa correta, ou incorreta. É na segunda opção que muitos candidatos cometem erros. Dado que a maioria das questões solicita que o candidato selecione a alternativa correta, o cérebro tende a se acostumar com essa tendência.
Portanto, ao incluir no enunciado uma pergunta que solicita ao candidato que identifique a alternativa incorreta, isso pode passar despercebido muitas vezes.
Vejam o exemplo abaixo:

As questões muito fáceis do Revalida
Em algumas situações, é verdade que existem questões que são consideradas muito fáceis na avaliação do candidato. Nem todas as questões em uma prova são difíceis, pois todas as avaliações tendem a abranger os três níveis de dificuldade:
- Fácil;
- Intermediário;
- Difícil.
Portanto, se você tem certeza de uma questão, não altere o gabarito. Ela pode ser a correta, e muitas vezes as pessoas mudam a resposta porque consideram a pergunta tão fácil que acham que está incorreta. No entanto, há momentos em que a questão é realmente fácil.
Elimine as alternativas improváveis
A maioria esmagadora dos candidatos não consegue responder 100% da prova, o que é compreensível, especialmente porque é praticamente impossível memorizar todos os tópicos abordados em um edital.
Então, para aquelas questões em que você enfrenta grande dificuldade e talvez não tenha um conhecimento completo, uma estratégia útil é eliminar as alternativas menos prováveis e manter a opção que, de acordo com seus estudos, tem mais chances de ser a correta.