Questão 1: Trombembolismo Pulmonar
Diferença:
- No padrão provisório, a resposta esperada para a radiografia de tórax mencionava apenas “Imagem radiopaca em cunha no médio do hemitórax esquerdo”(padrao provisorio).
- No padrão definitivo, houve uma ampliação nas descrições aceitas para a alteração radiológica, como: “Imagem radiopaca em cunha no hemitórax esquerdo”, “imagem triangular com base voltada para a pleura”, “corcova de Hampton” ou “radiopacidade em forma de triângulo/parábola”(PADRAO DEFINITIVO).
Questão 2: Paciente com Traumatismo Torácico
Diferença:
- No padrão provisório, a correlação entre as condutas do ATLS na avaliação primária (ABCDE) se limitava a termos mais específicos(padrao provisorio).
- No padrão definitivo, o detalhamento foi expandido para aceitar sinônimos, como “bulhas hipofonéticas/hipofonese de bulhas/abafamento de bulhas” e outros termos. Além disso, no item de circulação (C), houve a inclusão de “pericardiocentese ou punção de Marfan ou toracotomia de urgência” como respostas obrigatórias em algumas situações(PADRAO DEFINITIVO).
Questão 3: Adolescente Solicitando Contraceptivo e Teste de Gravidez
Diferença:
- No padrão provisório, as respostas sobre o atendimento da adolescente sem acompanhante e a manutenção do sigilo médico eram menos detalhadas(padrao provisorio).
- No padrão definitivo, foi especificado que o sigilo médico só pode ser quebrado se houver risco de dano ao paciente ou a terceiros. Houve também maior detalhamento na resposta de condutas no caso de confirmação de gravidez, além de mais flexibilidade em aceitar justificativas como equivalentes(PADRAO DEFINITIVO).
Questão 4: Trabalho de Parto
Diferença:
- No padrão provisório, a progressão do trabalho de parto era avaliada com base em uma resposta mais direta e simples, indicando apenas a evolução do parto(padrao provisorio).
- No padrão definitivo, o detalhamento das justificativas foi expandido. Além de reconhecer a progressão normal do trabalho de parto, foram aceitas respostas que incluíam a descrição da descida e rotação da apresentação fetal, além da dilatação cervical como sinais de progressão(PADRAO DEFINITIVO).
Questão 5: Meningite em Pré-escolar
Diferença:
- No padrão provisório, o foco estava na investigação de sinais de rigidez de nuca e na condução imediata do caso(padrao provisorio).
- No padrão definitivo, foi adicionada uma maior variedade de condutas imediatas aceitas, como o uso de “antieméticos e analgésicos”, além de expandir as justificativas sobre vigilância epidemiológica e vacinação para contactantes(PADRAO DEFINITIVO).