O Revalida INEP é um requisito obrigatório para profissionais formados em medicina no exterior que desejam exercer a medicina no Brasil. Portanto, é essencial que os candidatos compreendam como a nota de corte do Revalida é calculada, pois essa nota é decisiva para determinar se um candidato está apto a exercer a medicina no país. A definição da nota de corte é realizada por meio do método de Angoff modificado, um procedimento que visa garantir a justiça e a validade do teste.
Nota de Corte no Método de Angoff Ajustado
O método Angoff modificado é um método clássico que inclui um julgamento feito por uma equipe de especialistas com relação ao nível de dificuldade das questões no teste. No exame Revalida, os professores que ministram aulas nos cursos de medicina fazem parte da Comissão de Avaliação de Itens (CAI). O método é empregado para os dois níveis do exame, mas é extensivamente aplicado no segundo nível, já que contém 10 estações práticas.
Estimativas Individuais e Debate Coletivo
Os membros da CAI marcam, em todas as estações, o que se espera que os candidatos, seguindo o perfil de um recém-formado em medicina no Brasil, marquem, em média. O perfil é estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo SUS. Todos os membros da CAI contribuem individualmente em relação à dificuldade percebida de cada item, ou seja, o que um candidato minimamente competente marcaria. Após a primeira estimativa, os itens com muita variação em sua avaliação são debatidos em grupo. Uma discussão em grupo permite a reavaliação e recomendação de pontuação para formar uma estimativa consensual. Assim, o valor médio de cada estação é decidido com base no julgamento de todos os especialistas participantes.
A Definição da Nota de Corte
Com base nas pontuações críticas e nos pontos de corte predefinidos para todas as estações, a CAI calcula a pontuação desejada para a qual o candidato deve estar alvejando para ser considerado competente. Essa pontuação média final, portanto, é o ponto de corte para o exame. O ponto de corte, por sua vez, é um reflexo da pontuação mínima que deve ser esperada de um médico recém-formado e, assim, garante que os candidatos que são tão bons quanto ele são apenas os que passam.
Variabilidade da Nota de Corte
A pontuação de corte é então ponderada para que a percepção de dificuldade em relação à própria prova não mude de um ano para o outro. Isso significa que os exames que contêm itens difíceis terão a pontuação de corte ponderada para ser maior do que aqueles com itens fáceis, e os exames que contêm itens subjetivos terão a pontuação de corte ponderada para ser menor do que aqueles que não têm.
Essa variabilidade garante que haja um padrão equitativo de competência dos alunos, o que é justo e imparcial para o sistema de avaliação.
Conclusão
A nota de corte do Revalida é estabelecida por um processo consciente e colaborativo utilizando técnicas derivadas de Angoff. O procedimento seguido na CAI foi projetado de tal forma que a equidade é mais ou menos simétrica à equidade que a prática da medicina no Brasil oferece àqueles indivíduos que genuinamente atendem aos critérios. Entender esse procedimento é muito importante para os candidatos que estão se preparando para o teste, pois lhes dá uma visão clara dos critérios segundo os quais sua habilidade profissional será julgada.
Outrossim, confira 10 questões inéditas sobre DPOC.